A tecnologia avança da ficção para a realidade em passos largos. Algumas coisas que você só via na tela dos jogos, aos poucos estão no cotidiano das pessoas ou sendo usadas para fins específicos.
Há algum tempo, não se imaginava que hoje certas coisas poderiam ser viáveis no dia a dia das pessoas. Objetos e fenômenos próprios dos games cada vez mais são recriados para as mais diferentes funções. Em sua maioria, são tecnologias que ainda estão em desenvolvimento e são utilizadas de forma experimental.
Hologramas
Os hologramas têm presença garantida nos filmes e games de ficção científica. São projeções de imagem em 3D, como apresentadas nos filmes e jogos de Star Wars, entre outros. No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) tem ampliado os estudos sobre a tecnologia holográfica.
Em 2008, nas eleições americanas para presidente, a CNN projetou em 3D uma correspondente com a ajuda de 44 câmeras de HD e mais de 20 computadores. A própria tecnologia Kinect é um esboço desta busca pelo holograma de forma eficiente.
Veículos voadores
Diversos jogos possuem veículos que voam, desde naves às conduções para um personagem. Nos filmes eles são abundantes: em O Quinto Elemento, O Vingador do Futuro, Minority Report e Blade Runnerpossuem exemplo de veículos que voam em um futuro irreal. Contudo, a empresa AeroMobil, da Eslováquia, já lançou um protótipo de veículo que voa, mais simples que os vistos nos games. Entretanto, o veículo eslovaco ainda necessita de asas para alçar voos.
Androides, ciborgues e mecanização do corpo humano
Recentemente, vimos alguns exemplos de exoesqueletos e robôs com ou sem feições humanas. Nos jogos de ficção científica eles são comuns. Talvez seja a área de inovação que mais cresce, dando inclusive opções para a medicina e para a indústria – na automação de empresas e aplicações médicas de precisão ou de próteses.
MindWalker, por exemplo, é um exoesqueleto capaz de proporcionar movimento a pessoas com necessidades especiais e restrições físicas. Na verdade, se trata de um sistema que integra o exoesqueleto físico, uma interface de realidade virtual e um componente para leitura da mente. Ainda é um protótipo, mas que deve ser comercializado em breve.
Óculos e outras tecnologias vestíveis
Em diversos jogos de combate e de ficção científica, no visor do personagem, aparecem dados de todos os tipos, úteis para o desenvolvimento da trama. No cinema, o RoboCop parece ser um exemplo deste tipo de recurso. Na vida real, as tecnologias vestíveis, como o Google Glass, são cada vez mais populares, aplicadas tanto na vida pessoal como na rotina produtiva das corporações.
Com dispositivos como o Google Glass, você pode se conectar à internet, verificar e-mail, jogar games de diferentes tipos, checar seus e-mails e as redes sociais sem precisar do toque. Este é só um exemplo, uma vez que não apenas óculos, mas pulseiras, roupas e equipamentos feitos para vestir deve ser uma tendência forte para o futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário